quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Skatista ou Fotógrafo?


Um skatista, que se diz “profissional”, te liga para fazer uma sessão de fotos em uma cidade vizinha, mais ou menos duas horas de carro da sua casa, e você, com todo seu equipamento, vai passar o dia com ele produzindo uma foto.


Tudo dá certo e você volta pra casa super feliz, com todo o trabalho bem feito. Como você se sentiria se, depois de alguns meses, descobrisse que o mesmo skatista voltou no mesmo pico, para dar a mesma manobra, mas com outro fotógrafo? Bom, foi exatamente isso que aconteceu comigo este mês e estou compartilhando com vocês. Refizeram a minha foto sem me avisar, e a foto foi publicada em um anúncio de uma revista de skate.

O skatista nunca tinha feito isso antes, o que foi uma surpresa.

O fotógrafo já tinha feito uma história parecida. A mais ou menos um ano atrás eu fotografei uma manobra para uma publicidade e ele estava junto na sessão. Ele me pediu para fotografar também, por traz da cena, eu concordei contanto que ele guardasse a foto pra ele. Alguns meses depois ele entrou em contato com o mesmo skatista, que eu tinha fotografado naquela ocasião, e o convidou para voltar no mesmo pico para fazer a mesma manobra, novamente, alegando que ele queria fotografar com lente grande angular pra a capa de uma revista.

A rede social: Mas a mesma manobra e pico já tinha sido “publicada” no facebook de um profissional de skate australiano, que reside nos USA, com uma foto tirada com a camera do telefone, no mesmo mês que eu tinha fotografado. Pra mim a foto tinha perdido o valor ali mesmo, e a surpresa veio folheando a revista Thrasher deste mês. A era da camera digital/redes sociais está destruindo a força da mídia e toda a ética que deveria ser a base do trabalho dos profissionais da mídia.

Todo mundo agora é fotógrafo, todo mundo filma, todo mundo dá notícias via facebook. Como se diferenciar?

O verdadeiro profissional da informação e das imagens fica perdido no meio de um monte de principiantes e perde força.

E hoje em dia até os skatistas profissionais não agem honestamente: publicando fotos que não voltaram a manobra, fazendo alterações nas imagens no photoshop, e convidando dois fotógrafos diferentes pra fazer a mesma foto e manobra.

Isso não acontece somente comigo, tenho escutado cada historia últimamente de fotógrafos skatista rede sociais, que tenho até medo do futuro da nossa profissão.

Vamos ser mais honestos e profissionais?



Nenhum comentário:

Postar um comentário